A comunidade desportiva do concelho esteve ontem reunida na edição 2024 da Gala do Desporto do Município de Loures.
Uma cerimónia que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, e pretendeu homenagear atletas, equipas, treinadores e dirigentes que, representando clubes, associações e escolas, se destacaram ao alcançarem resultados de relevo na época desportiva de 2023/2024.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures começou por cumprimentar aqueles que considera serem “a nossa maior riqueza” – o Movimento Associativo. Ricardo Leão deixou “uma palavra de gratidão para todos os dirigentes das coletividades, que tiram tempo das suas famílias e do seu trabalho, para trabalhar em prol de uma comunidade”.
Ao Município, o autarca lembra que “compete dinamizar e fomentar a prática do desporto”, salientando o trabalho que tem sido feito com a criação dos Jogos da União, “em que passámos de quatro modalidades para 15”, contando já com “mais de 9 mil participantes”. Aumento também verificado no âmbito do desporto sénior, em que “passámos de 140 participantes para cerca de 1 400.
Além do número de praticantes, Ricardo Leão salientou ainda a importância de o Município oferecer as melhores condições para a prática do desporto, designadamente com a construção de novos pavilhões desportivos nas escolas e com a cobertura de, pelo menos, um polidesportivo por freguesia, garantindo, desta forma “um espaço coberto onde possa haver atividade física”.
No que diz respeito à Gala, Ricardo Leão destacou que “todos são importantes para que Loures seja, cada vez mais, um concelho onde o desporto seja uma prática comum”, terminando com um agradecimento especial às famílias “porque se não fossem os pais e os avós a levarem, diariamente, os seus filhos e os seus netos às coletividades do concelho, hoje não estávamos aqui”.
As homenagens tiveram início com as distinções Loures Desporto, nas categorias de provas individuais e equipas, treinadores e desporto escolar, e ainda as distinções no âmbito da Promoção do Desenvolvimento Desportivo.
Já nos galardões Loures Desporto, os prémios de Atleta do Ano feminino e masculino foram entregues, respetivamente, a Catarina Alves, da GesLoures, e Rui Pereira da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Colégio Integrado Monte Maior.
O prémio de Equipa do Ano foi atribuído a Fábio Beco e Guilherme Matos, do GimnoFrielas, sendo os prémios de Treinador do Ano e Dirigente do Ano entregues a Raquel Teodoro, do Grupo Desportivo de Lousa, e Paulo Martins do Taekwondo Clube Santo António dos Cavaleiros (TCSAC).
O Loures Dance Open, da Associação de Dança de Moscavide, o 31.º Torneio Internacional da Ponte de Frielas e ainda o Open Internacional de Pomsaes, do TCSAC, foram reconhecidos na categoria de Evento Desportivo do Ano.
Antes da entrega do último e mais importante galardão, a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão, salientou “a visão estratégica” deste Executivo, em particular na área do desporto, com a introdução de “uma visão eclética, desafiando os clubes a abraçar novas modalidades, e juntando a escola, a comunidade e o tecido associativo”, porque “temos a ambição de ser o concelho com a maior comunidade a praticar atividade física”, concluiu.
O galardão Reconhecimento Municipal foi assim atribuído a Vicente Pereira e Daniel Videira, na modalidade de natação e ainda a Luís Gonçalo Marques Estrela, na modalidade de Futsal, pelos feitos conquistados ao longo das respetivas carreiras desportivas, que contribuíram, como exemplo, para o crescimento do desporto no concelho de Loures.
Fonte: CML
Plataforma Comunicação do Concelho de Loures, Guia de Loures, Notícias e Shopping. Tem uma empresa? Participe no projecto como membro e obtenha diversos benefícios.