Latest videos

Rota Histórica das Linhas de Torres

Rota Histórica das Linhas de Torres

19, 21 E 28 ABRIL

Rota Histórica das Linhas de Torres

A Câmara Municipal de Loures irá a promover, durante o mês de abril, três atividades integradas na programação da iniciativa Rota Histórica das Linhas de Torres.

Dia 19 de abril, poderá ficar a conhecer As Linhas de Torres Vedras e a sua 2.ª Linha de Defesa, numa viagem por Vila Franca de Xira, Loures e Mafra, com início marcado para as 9 horas.

Esta visita destina-se aos alunos da Universidade Sénior de Loures, Academia dos Saberes de Camarate, Bucelas e Sacavém, bem como à população sénior em geral.

 

No dia 21 de abril irá decorrer o Dia aberto dos itinerários Napoleónicos, com início marcado para as 15 horas, no Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT), em Bucelas.

A atividade contempla uma visita ao CILT, com experiência de realidade aumentada, bem como a visita às posições fortificadas da Serra da Alrota, obras militares n.º 18 e 19, assinalando desta forma o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Destina-se ao público em geral, com transporte próprio.

 

Já no dia 28 de abril, pelas 10 horas, o Forte do Mosqueiro, em Fanhões, recebe o passeio botânico Há Vida no Forte.

Neste passeio poderá identificar espécies de plantas presentes na área de implantação do forte e em redor, e conhecer as orquídeas silvestres. Serão também apresentadas algumas aplicações de identificação e registo da flora.

 

Todas as atividades realizadas no mês de abril são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição prévia através do endereço de correio eletrónico linhasdetorres_bucelas@cm-loures.pt

 

Conheça ainda o programa anual aqui.

Read More
O Renascimento em Valflores

O Renascimento em Valflores

A Câmara Municipal de Loures convida a visitar a Quinta e Palácio de Valflores, em Santa Iria de Azóia, no dia 18 de abril, às 15 horas.

O Palácio de Valflores, importante e raro exemplar da arquitetura do século XVI com inspiração renascentista e mandado construir por Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres, encontra-se atualmente em obras de restauro e requalificação.

 

Esta visita, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se em colaboração com a ADPAC – Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria de Azóia, entidade parceira na candidatura que esteve na origem da intervenção de requalificação da Quinta e Palácio.

 

Reservas até 16 de abril:

se_conventinho@cm-loures.pt | 211 150 175 | 211 151 507

CML

Read More
Visita ao Sítio Arqueológico de Frielas

Visita ao Sítio Arqueológico de Frielas

A Câmara Municipal de Loures promove, no dia 18 de abril, pelas 10h30, uma visita guiada ao Sítio Arqueológico de Frielas.

O local apresenta construções que correspondem à pars (parte) de uma villa estabelecida no início do século IV, sobrepondo estruturas mais antigas, enquadráveis nos séculos I-II d.C

 

A participação é gratuita, mas pressupõe marcação prévia através do endereço de correio eletrónico se_conventinho@cm-loures.pt ou pelos 211 150 175 e 211 151 507.

 

A próxima visita vai realizar-se no dia 23 de julho.

Fonte: CML

Read More
Exposição À Descoberta do Património

Exposição À Descoberta do Património

A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Loures, recebe, até dia 11 maio, a exposição À Descoberta do Património, integrada no projeto Arte sem Limites.

O projeto Arte sem Limites, este ano subordinado ao tema À Descoberta do Património, destina-se a alunos do 2.º (6.º ano) e 3.º ciclos do ensino básico e secundário das escolas do concelho de Loures, e a jovens a título individual, e visa promover atividades de artes plásticas a partir da descrição arquitetónica, histórica e cultural do património histórico nacional. Culminará com a realização de uma exposição dos trabalhos realizados, que se encontra patente na BMJS, até dia 11 maio de 2024.

 

A exposição, de entrada livre, poderá ser visitada de 3.ª feira a sábado, das 10 às 18 horas. Encerra às segundas-feiras, domingos e feriados.

 

Mais informação através do endereço de correio eletrónico dac_galerias@cm-loures.pt ou do telefone 211 150 663.

Read More
Exposição Em cada rosto igualdade

Exposição Em cada rosto igualdade

Em cada rosto igualdade, de Marta Nunes, é o nome da exposição de ilustrações que inaugura no dia 20 de abril, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.

O dia 25, dia para a Liberdade, foi o mote para esta exposição, que resulta do registo gráfico diário dos acontecimentos que decorreram entre 1 e 25 de abril, e que teve como objetivo ilustrar os direitos conquistados, bem como o significado desta data, cujas respostas foram obtidas pela artista através do testemunho de pessoas que acompanham o seu trabalho e que, gentilmente, acederam ao seu pedido.

 

Con­quistas que hoje se afiguram elementares, mas que ainda assim não deixam de poder ser revertidas. Nesse sentido, esta exposição é uma amostra daquilo que é importante lembrar e preservar, nunca esquecendo que a li­berdade é de todos, feita por todos e para lutar todos os dias.

 

Mais importante do que explicar às crianças esta efeméride, será que elas percebam o valor da Li­berdade e de como ela está presente nos nossos dias. Como tal, após a inauguração da exposição, terá ainda lugar a oficina de ilustração Será a Liberdade um pássaro?, que será dinamizada pela própria artista. A liberdade dos movimentos e a expressão plástica serão aplicadas na construção de com­posições cromáticas que, posteriormente, serão colagens das represen­tações simbólicas, associadas à data e às representações individuais de se ser livre.

 

A oficina, de entrada livre, é dirigida a crianças com idade superior a 6 anos (e acompanhadas por um adulto), mas sujeita a inscrição prévia, através do endereço de correio eletrónico bmas@cm-loures.pt ou do telefone 211 150 665, e limitada a 15 crianças.

 

A exposição, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e no projeto Ler’Arte, estará patente até dia 29 de maio, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas.

Read More

PUBLICIDADE

Publicidade