Dezembro 4, 2024

Loures, Capital do Clarinete foi palco de mais uma edição do Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., que elevou a sonoridade do clarinete além concelho.

Entre os dias 17 e 20 de outubro, realizaram-se vários concertos, recitais e masterclasses, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Junta de Freguesia de Loures. A direção artística e pedagógica coube ao maestro António Saiote, músico e pedagogo nascido em Loures e cujo trabalho é reconhecido internacionalmente.

A Igreja Matriz de Loures foi o cenário escolhido para a realização dos concertos dos Clarinetes Ad Libitum e da Orquestra de Clarinetes Jaime Carriço, com os solistas João Soeiro, Eduardo Seabra e o francês Philippe Berrod. Já o Pavilhão Paz e Amizade acolheu o concerto da Banda Sinfónica da PSP, dirigida pelo maestro António Saiote, com a participação do solista venezuelano David Medina e de músicos das bandas filarmónicas do concelho de Loures.

A programação do Meeting Internacional de Clarinete incluiu ainda o Recital de consagração de Martim Barbosa, acompanhado por Elsa Silva ao piano, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago, e masterclasses de clarinete, que se realizaram nos dias 19 e 20 de outubro, na Academia do Saberes de Loures.

A edição 2024 do Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr., iniciativa que procurou valorizar a troca de experiências entre músicos e alguns dos mais conceituados clarinetistas, terminou ontem com o concerto da Orquestra de Clarinetes Jaime Carriço e solistas, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, e do presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho.

 

Para Sónia Paixão, “este casamento feliz entre a Câmara Municipal e a Junta Freguesia de Loures é para continuar. Foi um projeto que veio do último mandato autárquico e, como bom projeto que é, terá sempre lugar na programação cultural do Município. Por isso, dizemos sim a esta continuidade”.

 

“Temos o privilégio de assinar Loures, Capital do Clarinete e, sendo esta uma iniciativa com passado, presente e futuro, creio que o nosso futuro estará sempre em boas mãos enquanto estiver nas mãos o maestro António Saiote e também o jovem promissor da terra, Martim Barbosa, com uma carreira internacional brilhante que nos deixa cheios de orgulho”, notou a autarca.

Também António Pombinho elogiou a “parceria feliz” entre a Câmara e a Junta de Freguesia de Loures, relevando “o nível altíssimo deste Meeting”.

“Sendo Loures a ‘capital do clarinete’, obrigatoriamente a Junta de Freguesia tem de estar associada a este evento, estando contratada a sua continuação, na tentativa de continuarmos a criar as condições para que o Meeting Internacional seja cada vez mais exigente e melhor”, destacou.

Loures foi a ‘capital do clarinete’ durante quatro dias 19

Loures foi a ‘capital do clarinete’ durante quatro dias 20

Loures foi a ‘capital do clarinete’ durante quatro dias 25

Fonte: CML

VISIT LOURES

Plataforma Comunicação do Concelho de Loures, Guia de Loures, Notícias e Shopping. Tem uma empresa? Participe no projecto como membro e obtenha diversos benefícios.

View all posts

PUBLICIDADE

Publicidade